A Mago Idéias de Comunicação foi fundada em 1992 pelo jornalista Marcio Affonso Gomes, responsável pelo departamento criativo da empresa. Idealizada com o objetivo primeiro de editar seus próprios periódicos, a Mago Idéias vem se destacando em outros segmentos: criação de novos formatos de RTV, branding, eventos, campanhas sociais, lançamentos de produtos, marketing esportivo.
Nos anos 80, Marcio foi repórter do suplemento de Niterói do “Jornal do Brasil”, onde também assinou coluna semanal de variedades e editou moda. Logo depois, foi convidado a se transferir para a histórica “Ultima Hora”, de Samuel Wainer, já dirigida por outro grupo empresarial, onde foi repórter nas editorias de Polícia, Esportes e Cultura, até chegar a colunista de gastronomia e editor de moda.
Integrou a equipe da jornalista Graça Monteiro, que lançou no Brasil a revista “Caras”, de um grupo argentino. Fez uma breve aterrissagem na revista “Elle” - então dirigida pela famosa Regina Guerreiro, e editada por Mário Mendes, onde assinou textos para a coluna Antena.
Marcio foi diretor de redação da "Folha Universal" , sendo o responsável pela informatização de toda a redação. Sob sua gestão, o jornal da Igreja Universal ingressou na importante marca de mais de um milhão de exemplares semanais. Marcio assinou a reforma editorial do jornal, que resultou na inserção de notícias de interesse geral - e não apenas sobre temas alusivos à IURD.
Marcio assinou a coluna de variedades diária da histórica Tribuna da Imprensa, durante 18 anos ininterruptos.
Foi convidado pelo jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, então editor do Caderno D, do jornal “O Dia”, para escrever no diário do saudoso Ary de Carvalho, mas a idéia não se concretizou. Joaquim, hoje o famoso colunista de “O Globo”, e um dos melhores textos brasileiros, leu uma reportagem de Márcio, sobre uma nova edição da revista “Sexy”, e quis levá-lo para o seu seleto time.
A Mago Idéias ficou conhecida nacional e internacionalmente, em 2003, quando lançou o famoso calendário “Heróis do Rio”, dos bombeiros cariocas. O projeto, logo copiado por muita gente, além de ter sido notícia no Brasil, também foi objeto de reportagens em televisões da Alemanha, Croácia, Argentina, Japão, Inglaterra, França e Estados Unidos. Naquele país, foi notícia no mais importante jornal do mundo, o “The New York Times”.
O calendário dos bombeiros ficou famoso por transformar - e aí sob o olhar certeiro de Márcio Gomes - soldados do fogo em celebridades. Muitos deles ainda hoje dão entrevistas na televisão e autógrafos nas ruas. O projeto foi tema de vários capítulos na novela Celebridade, de Gilberto Braga, e inspirou o dramaturgo a criar a personagem Wladimir, vivida pelo ator Marcelo Faria.
O calendário dos bombeiros também foi capa do Caderno Ela, de “O Globo”, quando este era editado pela saudosa jornalista Mara Cabalero. Além da capa do caderno, foi tema de página inteira no miolo do suplemento, várias vezes chamada de primeira página de “O Globo”, sem falar em todas as revistas que contam no País, incluindo a VEJA. No caderno Ela, denotando importância, foi a própria editora Mara Cabalero quem assinou o texto sobre o projeto da Mago Idéias.
Biógrafo da saudosa embaixatriz Elisinha Gonçalves Moreira Salles, Marcio Gomes se dedica “sem pressa” à história da mais emblemática personagem que passou pelo Palácio Itamaraty - a mulher do embaixador Walther Moreira Salles, mãe do cineasta Waltinho Salles, da família que controla o Unibanco.
Desde 1995, a Mago Idéias edita o jornal “M”, de periodicidade mensal, publicação que trata do chamado “mercado do luxo”. A circulação é entre os integrantes de um mailling exclusivo de milionários de todo o Brasil.
A Mago Idéias não para de criar. Agora mesmo, está vendendo para emissoras de todo o mundo o formato do programa TV MARACA, o reality show dos vestiários do Maracanã, com os próprios craques à frente das câmeras. Vai ser fácil ver o Beckham, por exemplo, embaixo do chuveiro, depois dos jogos. (Texto de Philomena Moreno).
5 comentários:
Marcio,
morei em Santa Luzia, terra de Elisa margarida gonçalves Moreira salles e a conheci, de relance naquela época. Estou interessada em saber o que você tem sobre a biografia dela, pois tenho lembranças que não são confirmadas por ninguém. Além do gmail, tenho o sandrastarling@hotmail.com. Me escreva! Obrigada.
Marcio, vc já tem alguma coisa publicada sobre a Elisa Moreira Salles, ou tem alguma fonte de pesquisa que possa me indicar?
Agradeço-lhe se puder enviar resposta para:CARMEN CASTRO
carmcastro@gmail.comb
que legal que seu blogger continua ativo, estou seguindo ele, lendo suas postagens, grande abraço. Renato Souza
oi Marcio
que bom que seu blogger continua ativo, estou seguindo ele.
grande abraço
Renato
oi Marcio
que bom que seu blogger continua ativo, estou seguindo ele.
grande abraço
Renato
Postar um comentário